São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gene estimula mãe a alimentar o filho

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores da Universidade de Harvard disseram ter descoberto um gene que estimula as fêmeas a alimentarem seus filhotes.
O estudo foi publicado na última edição da revista científica "Cell".
Ao realizar experiências com cobaias, a equipe do médico Michael Greenberg descobriu que as fêmeas com defeito no gene fosB não alimentavam seus filhotes adequadamente.
Esse gene produz uma proteína nas células que estimula as mães a alimentar seus filhotes. Para os pesquisadores, essa proteína também seria produzida em outros mamíferos -inclusive o homem.
O contato com os recém-nascidos estimularia as fêmeas a nutrir seus filhotes.
As sensações de cheiro e toque provocam vários estímulos químicos no corpo e atingem o hipotálamo, área do cérebro que controla certas atividades do indivíduo.
O estudo faz parte de uma pesquisa para demonstrar influências de elementos químicos nas atividades importantes do cérebro.

Texto Anterior: Achadas no mar duas turbinas do Boeing da TWA
Próximo Texto: Presidente de Portugal fará operação cardíaca; Retirada propaganda anti-Aids com Diana; Muçulmanos atacam soldados tchecos; Reação a sanções é 'egoísmo', dizem EUA; Irmã de Nicole Brown admite venda de fotos; ETA é suspeito da morte de executivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.