São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Promotora dá parecer pró-Pinotti

FÁBIO SANCHEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A promotora da Justiça Eleitoral Berenice Aparecida Matuck deu parecer favorável à candidatura do deputado José Aristodemo Pinotti (PMDB) no processo em que ele disputa com João Leiva a vaga de candidato a prefeito de São Paulo pelo partido.
O processo está na 1ª Zona Eleitoral e deve ter seu resultado ainda nesta semana, antes do início da propaganda dos candidatos na televisão, que começa na sexta-feira. A sentença será do juiz Dirceu Aguiar Dias Cintra Júnior.
Pinotti pediu a impugnação do registro da candidatura de Leiva, baseada em convenção do PMDB realizada em 16 de junho, na qual o partido decidiu pelo cancelamento de outra convenção, realizada em 2 de junho, na qual Pinotti havia sido indicado candidato.
Segundo a promotora, a segunda convenção não poderia ter se realizado porque desrespeitou a decisão da primeira e baseou-se nas prévias do partido, realizadas em maio. Nas prévias houve fraude, segundo a promotora, e decidiu-se pela candidatura Leiva.
No despacho do Ministério Público, é citada a convencional Donizete Maria de Jesus, que negou sua presença nas prévias, embora seu nome aparecesse como votante nos registros do partido.
O PMDB é o partido com o segundo maior tempo em televisão. Seu candidato disporá diariamente de mais de dez minutos além de dez inserções de 30 segundos cada.
Programas de TV
João Leiva já está realizando gravações para o programa eleitoral nos estúdios da TVT, empresa do publicitário Chico Santa Rita. Se não houver decisão até sexta-feira, o PMDB enviará às televisões esses programas.
Pinotti também prepara programa na produtora Sena-1, de São Paulo, com a qual fez um contrato de risco. Ele espera uma decisão ainda nesta semana para que possa "ir logo para a rua".
"Essa decisão da promotoria me deixa decepcionado, porque desrespeita a autonomia do partido", disse o candidato a vice-prefeito na chapa de Leiva, o deputado Carlos Apolinário (PMDB).
A definição da candidatura do PMDB em São Paulo interessa ao Palácio do Planalto. Se o candidato for Leiva, próximo do ex-governador Orestes Quércia, o governo federal deverá sofrer críticas. Pinotti é simpático ao presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem conversou duas vezes nas duas últimas semanas.

Texto Anterior: Estréia de urna pode ser adiada
Próximo Texto: Medo da ortodoxia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.