São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercados reagem bem

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

Os mercados financeiros argentinos aprovaram, até com certo entusiasmo, a troca de Domingo Cavallo por Roque Fernández no comando da economia.
A Bolsa de Valores, que caíra 4,1% na sexta-feira, subiu perto de 4%, para terminar o pregão com uma alta de 2,84%, se considerado o índice Merval, que mede as empresas líderes. O índice geral subiu algo menos, mas subiu: 1,96%.
A tranquilidade com que os investidores receberam a troca era visível a olho nu na rua San Martín, no centro de Buenos Aires.
É a maior concentração de casas de câmbio da cidade e o foco de tensão em crises anteriores envolvendo ministros da Economia.
Desta vez, não havia, durante toda a manhã, uma única aglomeração diante dos mostradores eletrônicas que indicavam a cotação do dólar.
Funcionou, portanto, à perfeição a "operação tranquilidade" que o governo Menem desfechou.
O temor maior era o de que houvesse uma corrida contra o peso argentino.
O respaldo do mercado à troca de ministros não significa, como é óbvio, que a crise esteja superada.
Como diz Rodolfo Terragno, presidente da UCR (União Cívica Radical), "o importante não é tanto o índice da Bolsa, mas o índice de produção e de emprego". (CLÓVIS ROSSI)

Texto Anterior: Sucessor de Cavallo recebe pressões
Próximo Texto: Malan é 1º a ter audiência com Fernández
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.