São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Além das expectativas

ARY VENTURA VIDAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

A seleção de basquete está cumprindo um papel acima das expectativas. É a única equipe grande que está em fase de renovação e conseguiu se classificar na primeira fase.
São oito atletas que estão estreando na seleção, jogando contra equipes já consolidadas, que contam com atletas que estão há muito tempo, disputando campeonatos fortíssimos como o Europeu.
E conseguimos nos classificar na primeira fase. Deixando para trás Porto Rico e Argentina, com jogadores já conhecidos.
O Brasil teve três derrotas, mas foram derrotas honrosas. Em duas delas, jogamos de igual pra igual.
Uma contra a Grécia e outra contra a Austrália. São equipes fortíssimas. Mas poderiam ter sido vitórias. Nós perdemos esses jogos por pequenos detalhes.
Nessa fase de transição que nós estamos concluindo, outros países também estão sofrendo muito.
Itália e Espanha -que têm uma liga de basquete fortíssima-, e a Rússia não se classificaram para os Jogos. Estão tendo que fazer agora a renovação que o Brasil já fez.
Os resultados que tivemos nesta Olimpíada mostram que o Brasil vai conseguir fazer a transição. Até porque essa nova geração só tem a crescer.
A geração do Oscar acabou. O Oscar é o único daquela geração que não tem nenhum companheiro. O Pipoka e o Fernando Minuci são de uma geração intermediária, entre a do Oscar, Marcel, Israel e essa nova equipe.
Fico feliz pelos mil pontos do Oscar, ele merece.
Talvez essa nova seleção não tenha jogadores de mesmo prestígio ou talento da anterior. Mas, coletivamente, eles podem vir a se superarem.
Contra o "Dream Team", vamos fazer um jogo normal. É jogo pra cumprir tabela.
Vamos botar o time que temos, preparando a equipe para a disputa do quinto ao oitavo lugar.
O certo é que valeu demais a participação nesta Olimpíada. Desde o ano passado. Quem é do "ramo", temia. Todos temiam que os resultados fossem muito desfavoráveis.
Não houve e não haverá. A seleção vai acabar sua participação de maneira honrosa, revelando alguns jogadores.
Fica difícil apontar destaques. Mas alguns já têm um postura mais natural para enfrentar uma competição com essa magnitude toda.

Texto Anterior: Brasil evita 'complexo de inferioridade' contra EUA
Próximo Texto: Janeth garante vitória e 1º lugar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.