São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Forrest Gump' vive em Savannah

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO A SAVANNAH

Uma praça de Savannah, a Chippewa Square, serviu de cenário para uma das cenas mais importantes de "Forrest Gump", o famoso filme em que Tom Hanks faz o papel de um bobão que se encontra com presidentes e artistas.
Forrest conta a sua história sentado em um banco na Chippewa Square -o que transformou o local em grande atração turística.
O problema é que o banco onde Forrest passa o filme sentado foi colocado lá pela Paramount Pictures, que o retirou da praça assim que as filmagens terminaram.
Turistas desinformados passam horas procurando o banco, numa romaria inútil e engraçada.
Moradores pediram que o banco fosse recolocado no local, mas historiadores argumentaram que aquele tipo de banco não é autêntico, o que descaracterizaria a praça.
A solução foi encontrada este mês. A Paramount doou o banco usado nas filmagens para o Museu de História de Savannah -onde está, agora, aberto a visitas.
História
Capital da 13ª colônia norte-americana, Savannah foi fundada em 1733. A cidade se orgulha de conservar 2.358 imóveis de valor arquitetônico no seu "bairro histórico", o maior do gênero nos Estados Unidos.
Maior porto do Estado da Geórgia, hoje, Savannah é uma cidade de 150 mil habitantes, hiperarborizada, com 24 praças, construídas em meio a quarteirões erguidos de forma planejada, quatro campos de golfe e ótimas instalações para natação, pesca e iatismo.
Best-seller
Além de "Forrest Gump", Savannah se tornou conhecida em 1995 como cenário do thriller "Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal" (editora Objetiva), que ficou 75 semanas na lista de mais vendidos do "New York Times".
O livro, de John Berendt, cita pessoas reais da vida da cidade em meio à trama.

Texto Anterior: Calma que o ouro não é tanto...
Próximo Texto: Favorito, brasileiro já tem medalha de prata na Laser
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.