São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário 'vigia' hospitais pela TV

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Roberto Paulo Richter, fiscaliza diariamente os hospitais do PAS sem sair de sua sala. Com seu computador, ele assiste ao movimento de pacientes de seis prontos-socorros.
O computador recebe as imagens de câmeras instaladas nos hospitais de Pirituba, Menino Jesus, Itaquera, Vila Nhocuné, Campo Limpo e Ipiranga.
"Outro dia vi que o PS do hospital do Campo Limpo estava lotado e liguei para o diretor do módulo e perguntei o que estava acontecendo. Ele foi lá imediatamente e resolveu o problema", conta o secretário.
Richter pretende instalar o sistema de "vigia" em todos os hospitais da rede, mas ainda enfrenta dificuldades técnicas.
Ele afirma que o objetivo é verificar a eficácia do PAS (Plano de Atendimento à Saúde). "Sou um pouco centralizador, mas esse sistema não está só aqui na minha sala. Outros departamentos também têm acesso a essas imagens. Quero que todo mundo fiscalize", diz.
O PAS foi instalado na cidade de São Paulo no início do ano. Ele transferiu a administração dos hospitais municipais para cooperativas de médicos. Hoje, toda os hospitais são administrados por cooperativas.
Os pacientes são cadastrados nas cooperativas e recebem um cartão magnético com seus dados pessoais. As cooperativas recebem por número estimado de pacientes cadastrados na região.
Ônibus
O secretário também está implantando ônibus circulares para transportar pacientes. O objetivo é agilizar o atendimento -os pacientes seriam levados das unidades lotadas para outras mais vazias.
Até agora, segundo secretário, há 40 ônibus circulando em dez regiões.

Texto Anterior: Médico faz transplante inédito de coração no RS
Próximo Texto: Universitários defendem carreira única
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.