São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Japão evitam guerra comercial

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

EUA e Japão chegaram a um acordo de última hora e evitaram uma guerra comercial no mercado de semicondutores. A maratona de negociações ocorreu em Vancouver, no Canadá, e ambos cantaram vitória, embora os EUA não tenham alcançado alguns dos objetivos que vinham defendendo.
Para o presidente Clinton era especialmente chegar a algum entendimento, pois na próxima semana viaja em pré-campanha eleitoral à Califórnia, onde estão algumas das mais importantes empresas do setor de informática.
Os EUA, preocupados com a queda nos preços de "chips" e com o excesso de capacidade nessa indústria, vinham reclamando dos obstáculos do mercado japonês para produtores estrangeiros. O mercado japonês é estimado em US$ 44 bilhões.
O primeiro acordo nesse setor entre os dois países foi assinado em 1991 e estabelecia uma cota mínima de importação de 20% para o Japão. As empresas estrangeiras hoje dominam mais de 30% daquele mercado, mas os EUA ainda consideram que a sua posição é frágil. O novo acordo estabelece um controle internacional sobre o mercado de semicondutores, mas não fixa cotas para o Japão.
Os negociadores dos EUA conseguiram em Vancouver a abertura do mercado de seguros japonês, o que será alvo de mais negociações.

Texto Anterior: 'Decifra-me ou te devoro"
Próximo Texto: Argentina ameaça com terror fiscal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.