São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depressão é tratada com novo método; Diminuem as mortes por tétano neonatal; Parteira tem liderança entre as gestantes; Sexo não influi no prognóstico do infarto; Anabolizantes podem provocar infertilidade; Esquistossomose tem tratamento com droga; Vírus da Aids pode inflamar os olhos

JULIO ABRAMCZYK

Depressão é tratada com novo método
O professor Alvaro Pascual-Leone, da Universidade de Valencia, Espanha, relata na revista médica "The Lancet" bons resultados com o uso de estimulação magnética (em substituição ao eletrochoque) em pacientes com depressão severa resistente a medicamentos.

Diminuem as mortes por tétano neonatal
A diminuição do número de partos domiciliares teria relação com a redução das mortes por tétano neonatal no Brasil, segundo trabalho publicado por Joyce Schramm, Odécio Sanches e Célia L. Szwarcwald em "Cadernos de Saúde Pública", da Fiocruz.

Parteira tem liderança entre as gestantes
O médico dinamarquês Marsden Wagner afirma em editorial publicado no "The Lancet" desta semana que a parteira é "a melhor liderança profissional para a atenção primária da maternidade", em gestantes sem complicações médicas.

Sexo não influi no prognóstico do infarto
O sexo do paciente, por si só, não é um indicador de maior risco após o infarto agudo do miocárdio. O pior prognóstico para as mulheres, anteriormente aceito, não foi confirmado por Galatius e colaboradores, em trabalho no "British Medical Journal".

Anabolizantes podem provocar infertilidade
Os esteróides anabolizantes usados por halterofilistas para ter um corpo mais atlético que o proporcionado pelo exercício físico pode provocar infertilidade masculina, alertam médicos do Centro de Medicina Reprodutiva de Newcastle-upon-Tyne, Inglaterra.

Esquistossomose tem tratamento com droga
A esquistossomose é a doença parasitária que se coloca logo após a malária por seus efeitos socioeconômicos negativos em países em desenvolvimento. A doença pode ser tratada a um custo de apenas R$ 0,25 por pessoa com a droga praziquantel, diz a OMS.

Vírus da Aids pode inflamar os olhos
A Aids é uma das causas do aumento dos casos de uveíte (inflação de camada do olho), mas que também pode ser causada por outros vírus e bactérias, diz o médico Virgílio Centurion, coordenador do 3º Simpósio Oftalmológico Interativo Via Satélite, realizado em várias cidades brasileiras.

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Remédio não faz efeito para maquiador
Próximo Texto: Truqueiros dão golpe em apaixonadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.