São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Efeito indireto; Melhorando o balanço; Bancos negam; Guerra declarada; Concorrência interna; Negócios distintos; Com ressalvas; Economia alegada; Parecer do auditor; Mudança de hábito; Mudança insalubre; Boca no trombone; Quem perde; Sem interrupções; Medicina de grupo; Receita facilitada; Dosagem excessiva; Na lista negra; Diferentes leituras

Efeito indireto
A circular do BC permitindo aos bancos diferir em cinco anos gastos em redimensionamento de recursos humanos é um incentivo às demissões, diz Ricardo Berzoini, do sindicato dos bancários.

Melhorando o balanço
O BC facultou aos bancos adiar a contabilização -em dez semestres- dos gastos de redimensionamento de recursos humanos, materiais e tecnológicos.

Bancos negam
Para a Febraban, a circular do BC não significa necessariamente corte de pessoal. A medida facilita o processo de reestruturação da rede sem ônus para os bancos.

Guerra declarada
Pacifico Paoli, do Mappin, anuncia guerra às grandes lojas de eletroeletrônicos. Vai cobrar R$ 10 menos do que a concorrência na venda dos produtos anunciados.

Concorrência interna
Em julho, o Banco Fenícia fez promoção que financiava vendas em até 24 meses, com juros de 4% ao mês, enquanto a Arapuã, do grupo, cobrava juros de 6,5% ao mês no crediário em até 24 meses.

Negócios distintos
Segundo o grupo Fenícia, existe uma separação real dos negócios entre as empresas. A Arapuã soube da taxa juros menor do Banco Fenícia após anúncio na mídia.

Com ressalvas
A contratação direta da Price Waterhouse para a auditoria da privatização da Vale gerou insatisfação de outras empresas do ramo, que consideram os preços oferecidos (homem/hora) elevados.

Economia alegada
Como a Price é a empresa que audita a Vale, uma companhia aberta, o BNDES suprimiu a concorrência para contratar a auditoria especial (só fez licitação para a avaliação econômico-financeira).

Parecer do auditor
O BNDES diz que a Price será remunerada apenas pelos serviços de consultoria, quando requisitada para esclarecer aspectos da auditoria que já faz da Vale. Para o banco, só a Price pode fazer isso.

Mudança de hábito
O alongamento dos prazos de compensação dos cheques em estudo no Banco Central deve afetar o comportamento do comércio na aceitação do cheque pré-datado, segundo especialistas do setor.

Mudança insalubre
A mudança na aposentadoria por insalubridade já fez com que fossem recusados mais de 2.000 pedidos do benefício por metalúrgicos paulistas, segundo o sindicato dos metalúrgicos de São Paulo.

Boca no trombone
Paulo Pereira da Silva, presidente do sindicato, encontra-se com o ministro da Previdência, Reinhold Stephanes, quarta-feira. Vai reclamar das mudanças.

Quem perde
Paulinho diz que caminhoneiros e borracheiros também foram prejudicados pela nova sistemática.

Sem interrupções
Preocupação maior dos empreiteiros paulistas e cariocas nas reivindicações apresentadas aos candidatos a prefeito: a continuidade das obras da administração atual.

Medicina de grupo
O Tribunal de Contas do Estado voltou a impugnar contratos da Furp (Fundação para o Remédio Popular), assinados em 94 e 95.

Receita facilitada
Em contrato com o laboratório Hosbon, a Furp alegou exclusividade, para dispensar a licitação. Em contrato com a Armour Farmacêutica, alegou urgência.

Dosagem excessiva
O TCE aplicou multa ao então superintendente da Furp, Cláudio Miguel José. Em sua gestão, vários outros contratos foram considerados irregulares pelo tribunal.

Na lista negra
A Gurgel, que tenta relançar o projeto do veículo popular, está entre os 20 maiores devedores privados do Banespa. Há ações pedindo a execução das dívidas.

Diferentes leituras
Enquanto o SindusCon-SP critica a Sabesp, por exigir atestados de experiência, a Apeop entende que o órgão está respeitando os parâmetros do BID e protegendo o interesse público nas licitações.

Texto Anterior: Governo prepara reforma da Zona Franca
Próximo Texto: A Cesp presta contas à sociedade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.