São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ortodoxos são 20% dos judeus

IGOR GIELOW
DO ENVIADO ESPECIAL

Os ortodoxos são 20% dos 4,3 milhões de judeus em Israel.
Eles se subdividem em haredins, ultra-ortodoxos que defendem participação política, e grupos menores que pregam o afastamento da vida cotidiana até a chegada do Messias do povo judaico.
Para todos os ortodoxos, é necessário viver de acordo com as estritas regras dos textos sagrados do judeus até a chegada do Messias, que irá restabelecer a soberania do judaísmo em sua terra.
Para os cristãos, o Messias já veio há 2.000 anos e é Jesus Cristo. Para os muçulmanos, a mais nova das três religiões que reverenciam Jerusalém como cidade sagrada, Cristo foi um profeta.
Segundo o Ministério de Assuntos Religiosos de Israel, 60% dos judeus são "mistos": vão à sinagoga, respeitam algumas regras religiosas, mas vivem com o padrão ocidental predominante no país.
Basicamente, eles derivam da cisão surgida no judaísmo no século 19, quando um movimento iluminista europeu conhecido como Haskalá dividiu os judeus em ortodoxos e "modernos", integrados à sociedade. Outros 20% da população judaica são não-praticantes.
(IG)

Texto Anterior: Judaísmo ultra-ortodoxo renasce no país
Próximo Texto: Palestinos "pulam muro" para trabalhar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.