São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBC faz cobertura para mulher ver

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

A rede de televisão NBC, que comprou os direitos de exibição com exclusividade dos Jogos Olímpicos de Atlanta, está fazendo uma cobertura original -e polêmica- da competição.
A NBC decidiu priorizar as histórias e dramas pessoais dos atletas e seus familiares, e está deixando em segundo plano os resultados e as competições em si.
A emissora também dá prioridade absoluta em sua cobertura aos atletas norte-americanos, o que já causou protestos de atletas estrangeiros e críticos de TV.
Antes dos Jogos, a NBC realizou uma pesquisa de opinião com 10 mil entrevistas e chegou a conclusão que o público não está nenhum pouco interessado em quem ganhou determinada prova, mas como o atleta chegou à Olimpíada e qual é sua história.
Outra conclusão do estudo é que a maioria dos espectadores é do sexo feminino. Por isso, a emissora está dando prioridade absoluta a esportes que interessam mais a elas, como ginástica, natação e saltos ornamentais.
O jornal "USA Today" noticiou que a NBC estabeleceu cinco temas básicos, correspondentes aos cinco anéis olímpicos, que formam a "filosofia olímpica" da emissora. São eles:
1. História: Explorar conexões entre o assunto e o espectador;
2. Realidade: A idéia de que qualquer coisa pode acontecer;
3. Sucesso: Mostrar como gente de origem humilde pode chegar à elite mundial do esporte;
4. Idealismo: Pureza e honra.
5. Patriotismo: Explorar a idéia de que patriotismo e espírito olímpico andam juntos.
Exemplos desse "espírito olímpico" foram as coberturas da ginástica e da natação. A norte-americana Kerri Strug, que se machucou e ainda assim ajudou seu país a ganhar medalha de ouro na ginástica, virou uma celebridade instantânea e já pensa em abandonar o amadorismo. Por três dias, a NBC fez uma cobertura intensiva do "drama".
O fato de o nadador norte-americano Tom Dolan ter asma teve mais destaque no noticiário do que a sua medalha de ouro.
Um dia após conquistar a medalha de ouro no vôlei de praia, a brasileira Jackie Silva revelou sua frustração com a cobertura feita pela NBC sobre a sua vitória.
"A TV aqui só mostra quando os americanos vencem. Se não tiver um americano na final, a gente nem vê. É muito chato", afirmou.
A edição da partida de vôlei entre as seleções masculinas do Brasil e dos EUA, vencida pelos brasileiros por 3 a 0, também chocou. No noticiário noturno da NBC, só foram exibidos trechos que mostravam os EUA marcando pontos no Brasil.

Texto Anterior: "Boom" de seriados amplia o mercado
Próximo Texto: Bomba fura 'exclusividade' da cobertura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.