São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce o número de assassinatos e roubos de carro na Grande São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de homicídios dolosos cresceu 3,46% no primeiro semestre de 1996 em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é da Secretaria da Segurança Pública.
Segundo esses dados, ocorreram 3.969 assassinatos na Grande São Paulo de janeiro a junho de 1996 contra 3.836 no ano passado.
"Esperamos que esse número fique negativo até o fim deste ano", disse o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva. Segundo ele, desde janeiro são registradas quedas no número de assassinatos na cidade da São Paulo.
Comparando o primeiro trimestre deste ano (1.331 casos) com o segundo (1.109), a secretaria detectou uma diminuição nos casos de homicídios na cidade de São Paulo. A redução chegou a 16,67%.
Para o secretário, o motivo dessa redução é a operação desenvolvida pela polícia nas zonas sul e leste da capital (locais com maior incidência de homicídios).
Nos outros municípios da São Paulo, foi registrado um aumento de 10,6% do número de assassinatos entre o primeiro e o segundo trimestres de 96.
"Pensamos ampliar a operação feita nas zonas leste e sul para esses municípios", disse Afonso da Silva. Segundo ele, os homicídio caíram 26% na zona sul e 22% na zona leste após o início das operações conjuntas entre PM e Polícia Civil.

Outros crimes Além dos assassinatos, também teriam aumentado na Grande São Paulo o número de roubos (24,74%) e de roubo e furto de carros (26,18%). A secretaria registrou queda apenas no número de furtos (-8%). Em 1995, foram 59.041 e neste ano, 54.321.
Foram registrados 43.020 roubos na região em 1996. No ano passado, esse número havia ficado em 34.486. Já os furtos e roubos de veículos, que chegaram a 44,030 em 1995, ficaram em 55.559 neste ano.
"O número de roubo e furto de veículos ainda está abaixo do que foi registrado em 1994", disse o secretário.
Fim-de-semana A secretaria também divulgou ontem o balanço sobre o número de assassinatos ocorridos no último fim-de-semana. Houve um aumento de 6,6% em relação ao final de semana passado.
A região com maior número de homicídios passou a ser a de Santo Amaro (14). Na semana passada, essa região havia ficado com o segundo maior número (7).
A área central da cidade não registrou nenhum assassinato das 20h de sexta-feira até as 8h de segunda-feira. Ela foi a região com menor número de homicídios.

Texto Anterior: Mulher é presa por tentar matar filhos
Próximo Texto: Depoimentos comprometem shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.