São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
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Fabricante de Coca-Cola vai diversificar

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Spaipa Indústria Brasileira de Bebidas, maior fabricante da Coca-Cola no país, vai comercializar bebidas típicas de esportistas e novas marcas de água mineral e de chá.
A empresa está desenvolvendo uma estratégia de diversificação de seus produtos, que devem dobrar em quantidade nos próximos cinco anos, chegando a 250 (este número inclui embalagens em tamanhos diferentes de um mesmo produto), diz José Ney Pereira Lanças, diretor de qualidade de negócios da Spaipa.
Os isotônicos, preferidos por esportistas, serão comercializados até o final de 96 e vão competir com os produtos Gatorade.
A Spaipa, que detém 38,3% do volume de vendas de refrigerantes Coca-Cola no país, pretende ainda fabricar águas aromatizadas e outras marcas de sucos de frutas. O Minute Maid, encontrado nos EUA e Europa, poderia ser produzido no Brasil.
Os sucos Fruitopia, em fase de testes de mercado, foi lançado em 95. A empresa lançou, também no ano passado, a água Crystal, que vendeu 18 milhões de litros em um ano e tem hoje 5% de participação no mercado de águas, segundo a Nielsen Consultoria.
A Spaipa colocou há dois meses no mercado de Curitiba, também como teste, um tipo de chá.
"Estamos fabricando produtos diferenciados para segmentos de mercado diversos. Manteremos os produtos sempre que houver demanda, mesmo que eles tenham uma participação restrita no volume total de vendas", diz Lanças.
É o caso do Cherry Coke, que, apesar dos investimentos em campanhas publicitárias, não chega a 0,1% das vendas e continua a ser fabricado.
A marca Coca-Cola, segundo dados da Nielsen em relação ao bimestre abril/maio, detém 52,6% do mercado nacional de refrigerantes. Além da Spaipa, que atua em São Paulo, Campinas e litoral paulista, existem 24 fabricantes de Coca-Cola no país.

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