São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996 |
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Comércio de SP espera vender mais Dia dos Pais explica reação FÁTIMA FERNANDES
Esses números são de uma pesquisa que acaba de ser feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo com grandes lojas de departamento, vestuário, calçados e utilidades domésticas. No último domingo, as vendas dessas lojas foram 20% menores do que em igual período do ano passado -o domingo que antecedeu o Dia dos Pais. "O consumidor está superendividado. Por isso está comprando menos", diz Mônica Hage, economista da federação. Para esta semana, os economistas da federação prevêem aumento de vendas, especialmente nas lojas de roupas, tecidos e calçados. "As vendas de semi-duráveis podem crescer 10% neste mês sobre julho por conta das promoções para os pais e do uso generalizado do pré-datado." Mônica diz que a utilização dos cheques pré-datados preocupa os lojistas, que prevêem repique da inadimplência já neste semestre. A federação, conta ela, decidiu até refazer a estimativa de vendas para este ano. Agora, a previsão é de o comércio paulista faturar 8% menos do que em 1995, em vez de 5% menos. Crediário As consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) cresceram 18,8% neste final de semana na comparação com igual período do ano passado, e caíram 13,7% sobre igual período do mês passado. Nas consultas ao Telecheque -que dá idéia da venda à vista-, o aumento foi de 16,4% e de 1,5%, respectivamente, no período. O SPC e o Telecheque são serviços da Associação Comercial de São Paulo. Para Emílio Alfieri, economista da associação, as consultas estão maiores do que no ano passado porque o crediário está sendo mais procurado, e os cheques, bem mais utilizados. "Achamos que uma melhora nas vendas -puxada pelo Dia dos Pais- pode ser sentida mesmo só a partir desta semana." Texto Anterior: Fabricante de Coca-Cola vai diversificar Próximo Texto: Empresários confiam em reação com fim de férias Índice |
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