São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afinidades eletivas

MARIA ERCILIA
DO UNIVERSO ONLINE

A grande invenção da Internet talvez não passe de uma humilde lista de endereços preferidos. Afinal, aquelas listas de "links", "bookmarks", páginas favoritas etc. são a cola que mantém a Web viva.
Jamais saberemos o primeiro dia em que um estudante pegou sua listinha de "mais frequentados" e transformou em uma página para mostrar quem era e do que gostava.
Seja escondidinha no pé da página ou escancarada como atração principal, sempre a encontramos. Pode ser um catálogo especial (www.cs. mun.ca/ãnime/afs/homepage.html) ou uma introdução a páginas de amigos (www.links. net/www/vita.html).
Essas listas talvez sejam uma espécie de cortesia inconsciente. Cada autor de páginas na Internet sabe que é uma parada no caminho e passa adiante suas explorações.
Mas as coleções de endereços são também uma forma de demarcar território num ambiente movediço.
Na avalanche de informação que cerca o usuário da rede, a definição de um estilo pessoal é uma necessidade ecológica, a única maneira de não submergir no excesso de atalhos possíveis (www.cogensoc.org/cgs/ cgs-cool.htm).
A lista de endereços é como uma defesa imunológica contra o ruído. Seu autor se define pelo que gosta, negando nesse movimento o "resto".
Esse recurso gera um efeito de "loop". Já me aconteceu muitas vezes de encontrar vários endereços familiares (www.jodi.org/100cc/intop100.html), que por sua vez me remetem a outros.
Os mais de 50 milhões de páginas da Web jamais serão percorridos por uma única pessoa, mas criamos "sub-redes" ao construir nossa lista de "favoritos".
O costume nascido com as páginas pessoais é copiado também por endereços comerciais (www.projectcool.com), que fazem listas para mostrar ao usuário que são "espertas" (www.levi.com/loop/).
Um sinal de que as listas já atingiram a maturidade como gênero é que tem até elaboradas paródias, como listas de páginas inúteis e a famosa lista do pior da Web (www. mirsky.com).
Colunas como "Suck" (www.suck.com) e seus similares são uma versão mais literária das listas. Anotações irônicas ao pé das páginas da Web, porejam links em todas as direções. Se há um estilo de escrever nativo da Internet, ele é assim.

E-mail: netvox@uol.com.br

Texto Anterior: Yngwie Malmsteen faz shows hoje e amanhã no Olympia
Próximo Texto: Cinema era câmera na mão e a dor na cabeça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.