São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Erundina é Maluf, e vice-versa
JOSIAS DE SOUZA São Paulo - A eleição para prefeito da capital paulista é de virar a cabeça. Como se sabe, não há época mais propícia à confusão do que a fase de campanha eleitoral. Mas em São Paulo partiu-se para o exagero.O tumulto materializou-se na propaganda de televisão. Maluf não é mais Maluf. Erundina não é mais Erundina. Maluf agora é Erundina. E Erundina virou Maluf. Bons tempos aqueles em que tudo o que tínhamos a fazer era optar entre o candidato progressista e o reacionário. Votar era fácil como dobrar a esquina. Tomava-se a esquerda ou a direita. Simples. Cômodo. Pois a TV resumiu a eleição em São Paulo a um jogo de falso e verdadeiro. Joga-se o futuro da administração do terceiro orçamento do país na arena da publicidade. Olhe para mim. Sou a Erundina. Não tenho bandeiras vermelhas à minha volta. Já não defendo a luta armada. Não, não. Mudei, amadureci. Quero ser parceira do empresariado. Eu era vinho. Virei água. Acredite, acredite. Agora olhe para mim. Sou o Maluf. Já não penso apenas em erigir túneis, em rasgar avenidas. Também mudei. Meu nome agora é social. Ergui trocentos cingapuras. Levei saúde aos pobres. Escolhi um candidato negro. Eu era assim. Fiquei assado. Confie, pode confiar. A campanha paulista passa por um processo de "coisificação". Ao eleitor não interessa mais saber se fulano é de esquerda ou beltrano de direita. O que se deseja é conhecer as coisas que já realizou ou pode realizar. O Muro de Berlim foi vendido aos turistas, em pedacinhos, no histórico ano de 89. Mas só agora o conflito Leste-Oeste parece chegar ao fim na Paulicéia. A guerra ideológica, que se imaginava eterna, desaparece como que por encanto. Mais um pouco e não se conseguirá distinguir PPB de PT. Texto Anterior: OLIMPO DE HUMANOS Próximo Texto: A pauta do Congresso Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |