São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista esteve na Semana de 22

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O designer e artista John Graz (1891-1980) foi o grande responsável pela introdução de um modernismo de linhas futuristas na produção mobiliária do Brasil.
Graz nasceu em Genebra, onde iniciou seus estudos de arquitetura, decoração e desenho. Estudou também na Alemanha e na Espanha. Transferiu-se para o Brasil com sua então namorada, Regina Gomide, em 1920. Voltou a seu país de origem apenas a passeio.
No Brasil, fez amizade com os modernistas e participou da Semana de Arte Moderna de 22 com as telas "Ponte de Ronda" (acervo da Pinacoteca) e "Ciprestes em Toledo" (esse na mostra do Masp).
Graz não vendeu muito de seus quadros modernistas e precisou dedicar-se à decoração das abastadas famílias paulistanas.
É o responsável pela introdução de características art déco na decoração a partir da década de 20, além de móveis com estruturas tubulares, laminados de madeira e formas mais geométricas.
Na pintura, carreira que retomou nos anos 60, oscilou entre um cromatismo geométrico e a harmonia da composição (pintou várias paisagens de Veneza e vilarejos gregos). Sofre ainda forte influência da art déco, principalmente nas telas em que retratou pássaros. Influências cubistas são sentidas também em painéis históricos e populares.
(CF)

Texto Anterior: Modernidade de John Graz volta no Masp
Próximo Texto: Internet dá respostas a dúvida fundamental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.