São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Domésticas têm direito à licença

ESPECIAL PARA A FOLHA

As empregadas domésticas também têm direito à estabilidade de emprego e à licença-maternidade.
Quem paga os salários durante a licença é o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para solicitar o benefício, a doméstica precisa da carteira profissional, carnê de contribuição ao INSS, prova de residência, carteira de identidade e atestado médico.
Esse atestado -para efeitos da licença-maternidade- pode ser pedido nos postos de saúde.
Munida dos documentos, a gestante deve ir a um posto do INSS, onde pedirá um impresso de solicitação de auxílio-maternidade.
O impresso será preenchido e assinado pelo patrão (para comprovar vínculo empregatício) e deve ser entregue no posto do INSS com os demais documentos.
Depois, o INSS manda, para a casa da doméstica, um carnê de pagamento com o endereço do banco onde ela receberá seus vencimentos durante a licença.
O valor será igual ao do salário que serviu de base para a última contribuição previdenciária antes da concessão do benefício. Do salário-maternidade também é descontada a contribuição ao INSS.
Além da licença-maternidade, as empregadas domésticas têm direito ao 13º salário, férias e repouso semanal remunerado (preferencialmente aos domingos).
Na última terça-feira, o Senado Federal aprovou projeto de lei que dá aos empregados domésticos direito ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Texto Anterior: Lei não obriga gestante a informar gravidez a patrão
Próximo Texto: O que diz a lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.