São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos monta ópera de Mário de Andrade

Maestro alemão musicou "Café"

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Os ensaios para a estréia nacional de uma ópera inédita de Mário Andrade começam este mês em Santos (SP).
"Café" foi musicada pelo maestro alemão Hans-Joachin Koellreutter, professor de Tom Jobim e Guerra Peixe, que vive no Brasil desde 1937. A direção geral é de Fernando Peixoto e a coreografia, de Gianni Ratto. A direção musical será do maestro santista Luís Gustavo Petri.
A estréia está prevista para 13 de setembro no teatro municipal Brás Cubas, em Santos, em comemoração dos 450 anos da cidade.
O texto do escritor modernista aborda uma crise que em 1920 derrubou o preço do café no mercado internacional. Os cafeicultores queimaram as sacas estocadas a fim de conter a queda do preço e provocaram desemprego, fome e revolta entre os trabalhadores do porto de Santos.
A ópera reunirá 130 cantores líricos de corais de Santos e Cubatão, além de três atores e uma solista, Margarita Schakt, mulher do maestro Koellreutter.

Texto Anterior: 'Esquema Skank' impulsiona J Quest
Próximo Texto: Novos diretores trazem Brecht para 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.