São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tunga terá grande mostra em NY

Curador americano está no país

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor do museu de Bard College, de Nova York, Vasif Kortun, 36, será o curador de uma grande exposição do artista plástico brasileiro Tunga, no final de 1997.
A mostra contaria com três instalações de Tunga, além de telas e desenhos e uma obra inédita, que ainda está em fase de produção. A exposição sobre Tunga vai tomar todo o espaço de 1.200 metros quadrados do museu.
Kortun tem planos de, na sequência, levar a exposição para Miami, Houston e Los Angeles. De lá, a mostra deve ser trazida para o Brasil. "É por isso que estou aqui. Uma exposição desse porte tem que ser mostrada no Brasil", disse ele ontem, em entrevista à Folha.
A exposição chegaria ao Brasil em 1999. A idéia de fazer uma grande mostra de Tunga surgiu quando o crítico de arte Carlos Bazualdo enviou uma proposta a Kortun para levar uma instalação de Tunga a um espaço do museu destinado a projetos de artistas emergentes.
"Foi ali que tive a idéia de montar uma exposição maior de Tunga, que, afinal, não é um artista emergente e tem uma obra respeitável e importante", disse.
A exposição vai incluir a instalação "Sinos", alvo de polêmica na Bienal passada por causa de seu peso. "Sinos" está hoje em frente ao Museu de Arte Moderna e seria transportada por navio aos EUA.
Segundo Kortun, o Brasil está se mostrando cada vez mais forte no exterior. "Em janeiro do ano passado, artistas contemporâneos de importância integraram a exposição 'Art from Brazil in New York', e o país também foi tema da feira do livro Frankfurt. Nos últimos 30 anos a arte brasileira se mostrou mais representativa se comparada ao Japão, por exemplo", disse.
Segundo ele, o nacionalismo está sendo deixado de lado e o mundo está aberto para a boa arte, individualmente. "Os museus agora procuram diretamente os artistas e o Brasil começa a ter uma política nesse sentido."

Texto Anterior: José Antônio da Silva dizia-se 'um fenômeno, um gênio'
Próximo Texto: Gramado exibe filme-testamento de Alea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.