São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conflito já matou 30 mil

DA REDAÇÃO

O conflito na Tchetchênia já deixou pelo menos 30 mil mortos em 20 meses de combates.
A Tchetchênia é uma república autônoma da Rússia que declarou independência em 1991.
Os russos não reconheceram a independência da Tchetchênia, montaram um governo paralelo (pró-Rússia), mas não intervieram militarmente na região até dezembro de 1994.
Nesse mês, o presidente Boris Ieltsin enviou tropas à região para reprimir os separatistas.
Os motivos que levam a Rússia a não desejar a independência da Tchetchênia são basicamente três: a república autônoma é rica em petróleo, a região tem posição estratégica (fica próxima de antigos inimigos russos, como Turquia e Irã), e a Rússia teme novas explosões separatistas de outras etnias.
A capital da Tchetchênia, Grozni, onde hoje ocorrem os piores confrontos, foi tomada pelos russos durante fortes ataques no início do ano passado.
Várias tentativas de trégua na região já fracassaram, a última delas patrocinada pelos líderes máximos dos dois grupos: o presidente russo, Boris Ieltsin, e o líder dos rebeldes tchetchenos, Zelimkhan Iandarbiev.
A guerra deve ser o principal problema que Ieltsin enfrentará em seu segundo mandato.

Texto Anterior: Russos e tchetchenos começam a negociar trégua
Próximo Texto: Ataque etíope mata cem na Somália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.