São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas adotam livros com histórias do período militar

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Alunos de 7ª e 8ª séries de escolas públicas do Distrito Federal começam a ter acesso a livros didáticos e literários que relatam o período do regime militar (1964-85).
O livro "Ceia de Natal", da escritora mineira Hilda Mendonça, foi adotado por três escolas da Fundação Educacional do Distrito Federal.
No Centro de Ensino 12 de Taguatinga (a 25 km do Plano Piloto), os alunos de 7ª série representarão nesta semana trecho do livro que trata de um atropelamento durante uma passeata.
A discussão da inclusão ou não de histórias do período militar foi provocada pela família do guerrilheiro Carlos Marighella.
Depois de buscar a indenização pela morte dele -a ser decidida em setembro-, a família quer que os livros didáticos recontem a época da repressão.
"Não só é válido como é necessário. Não se apagam 20 anos de história do país", disse Hilda.
O livro conta histórias presenciadas por Hilda em sua juventude. No livro, Biase é um jovem que, após ver o pai ser preso na noite de Natal, investe na militância estudantil em Ribeirão Preto (SP), nos anos 70. Ela diz que não tratou de torturas por causa da faixa etária do público.
Escrito no início dos anos 80, o livro só saiu neste ano.
(WF)

Texto Anterior: Oficiais se dizem contrários à proposta
Próximo Texto: Reforma de escola técnica é investigada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.