São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O vírus do milênio

MARIA ERCILIA
DO UNIVERSO ONLINE

O ano 2000 é uma data carregada de significado psicológico -mas para milhões de computadores no mundo inteiro, pode ser literalmente um momento apocalíptico.
Pelo menos é o que dizem os novos profetas do caos. Segundo eles, a meia-noite de 1º de janeiro, 2000 pode inutilizar milhões de cálculos, pagamentos e datas de validade.
O problema é tão simples que parece piada: diferentemente das pessoas, os computadores arquivam datas em sequências de seis dígitos. O dia 31 de dezembro de 1999 seria para um computador 31-12-99. Já o dia seguinte, que para todos os mortais será 1º de janeiro de 2000, será interpretado como 01-01-00. Seu computador vai pensar que está em 1900.
Embora o problema à primeira vista pareça coisa de criança, na prática vai significar um verdadeiro quebra-cabeça. A memória era muito cara no final dos anos 60 e 70 e os programadores procuravam economizar onde podiam. As datas em seis dígitos acabaram virando um padrão mundial. A simples economia do "19" gerou milhões de sistemas programados para não entender o ano 2000.
Imagine centenas de informações guardadas em computadores, como seu aniversário, a validade das latas na prateleira do supermercado, as datas da poupança.
O governo norte-americano chegou a convocar uma audiência para avaliar prováveis problemas e prejuízos acarretados pelo chamado vírus do milênio -embora tecnicamente não se trate de um vírus.
O resultado foi uma versão tecnológica da histeria milenarista. Uma empresa de consultoria, Gartner Group (http://www.gartner.com/aboutgg/pressrel/pry2000.html) chegou a afirmar que US$ 300 a US$ 600 bilhões seriam gastos com o problema.
Não é de se estranhar esse tipo de previsão. Para empresas de consultoria, o milênio traz promessas de paraíso: é emprego garantido tentando resolver as crises dos computadores alheios. Ironicamente, quem tiver menos computadores vai ter menos problemas...
Para saber mais sobre o "vírus do milênio", veja estes endereços:
http://it2000.com/
http://www.year2000.com
/cgi-bin/y2k/year2000.cgi
http://greed.isca.uiowa.edu/~isms/yealink.html
http://www.ast.cam.ac.uk/RGO/

E-mail: netvox@uol.com.br

Texto Anterior: Promotora pede arquivamento da representação de Coslovsky
Próximo Texto: Uma força estranha nos leva a filmar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.