São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
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Erundina tenta reassumir comando

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, deu ontem o primeiro passo para tentar recuperar o controle de sua campanha.
"O Aloizio entendeu que quem tem de definir as regras e ter o comando da campanha é a candidata e o coordenador-geral", declarou Erundina, referindo-se às críticas de seu vice à estratégia de propaganda do partido.
Os comentários de Aloizio Mercadante sobre a necessidade de uma campanha mais agressiva provocaram a queda de publicitário Celso Loducca, responsável pelos comerciais petistas.
A proposta "light" de Loducca era defendida não só pela candidata, mas também por Pedro Dallari e Jilmar Tatto, integrantes da coordenação da campanha.
Brecha
Com as críticas de Mercadante, foi aberta uma brecha para que os "radicais" do partido manifestasse seu descontentamento quanto à moderação de Erundina.
A partir daí, membros do PT passaram a exigir alterações na linha dos comerciais.
"Esse episódio envolvendo o Celso Loducca não tem relação com o que estava decidido. O que estava decidido está mantido. Não tem porque mudar", ressaltou a candidata.
Para Tatto, a crise "recarregou as energias do partido para ganhar a eleição". "Estamos seguros de nossa estratégia", afirmou.
A ex-prefeita afirmou que seu relacionamento com Mercadante não foi abalado pelo episódio.
"É a mesma relação de amizade e respeito. Somos um partido democrático. Ele tem toda a liberdade de pensar e dizer diferente, desde que as regras estabelecidas sejam respeitadas e seguidas."
Na avaliação de Erundina, o caso não abalou sua candidatura. "Esse é um fato isolado, que termina rapidamente. Até porque, a campanha não se resume ao programa eleitoral gratuito."
Assessor informal
A candidata declarou ainda que Loducca se dispôs a "assessorar informalmente" o PT, caso fosse necessário. "Ele sai interessado em que a gente consiga ganhar a eleição", disse Erundina.
Ricardo Carvalho, encarregado do horário eleitoral, vai assumir o controle dos comerciais.
Segundo Erundina, o tom agressivo de sua campanha, adotado nos últimos dias, já era previsto.
"A segunda fase da campanha iria estabelecer as diferenças entre o nosso governo e a administração que está aí. Essa é uma estratégia que estava definida."
Ontem, em campanha pela zona sul da cidade, a candidata visitou uma aldeia Guarani e depois seguiu em carreata pela região.

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