São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Loducca abandona a campanha

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O publicitário Celso Loducca abandonou ontem a campanha de Luiza Erundina atirando em várias direções. Chamou Aloizio Mercadante, candidato a vice, de "porta-voz" de setores do PT contrários à estratégia montada por ele.
Loducca também afirmou não ser "balconista de farmácia, onde o cliente pede o remédio, e eu o vendo". O publicitário preferiu se definir como "um médico, que faz o diagnóstico e, por meio dele, recomenda o remédio".
Loducca culpou o PT pela "mudança de rumo" na estratégia escolhida por ele. "Eu era contra a linha de ataque a qualquer candidato. A mudança de rumo é uma coisa que eu não concordo."
Mercadante foi o único petista citado por Loducca como responsável pela "pressão da base" que diz ter recebido do PT. Afirma que a estratégia montada por ele -de linha moderada e estilo "light" - "deixou o PT apreensivo".
A Folha tentou ouvir Mercadante ontem, mas até as 20h ele não havia sido localizado pelo jornal.
Principal responsável pela campanha de Erundina, Loducca já estava decidido a sair desde o início desta semana. Em entrevista dada anteontem à Folha, acusou Mercadante de traição, ao dar uma "facada nas costas" de Erundina
Mercadante havia defendido um "marketing mais ofensivo" para a campanha. Na avaliação de petistas, Loducca já estava decidido a abandonar a campanha. Para eles, a reação do publicitário foi desproporcional à crítica do vice.
A avaliação interna do PT era que a campanha estava excessivamente moderada. Para o partido, Loducca errara na dosagem da nova imagem que queria dar a Erundina. Mercadante e o PT defendiam "ajustes" no marketing.
Também havia críticas ao slogan da campanha -"O PT que diz sim". Para petistas, isso significava que havia um outro PT negativo, que diz não.
"Tia Erundina"
"O PT que diz sim" já tinha deixado de sair nos novos outdoors da campanha. Nos cartazes, que vão para a rua na próxima semana, restou só o "sim". Um deles chama a candidata de "tia Erundina".
Loducca deixa para a campanha quatro outdoors prontos -todos com propostas da candidata. Deixa também cinco comerciais ainda inéditos. Negou ter sido sido contratado por R$ 1 milhão e não quis dizer quanto o PT ainda deve a ele.

Texto Anterior: Erundina tenta reassumir comando
Próximo Texto: Serra; Pitta; Pinotti; Erundina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.