São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST invade três fazendas no sul do PA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM (PA)

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu mais três fazendas no final da tarde de anteontem na região de Eldorado do Carajás, sul do Pará.
Foi em Eldorado do Carajás que aconteceu a morte de 19 sem-terra em conflito com a Polícia Militar. Amanhã, o massacre completa quatro meses.
Os sem-terra anunciaram ontem a ocupação das fazendas Mucuripe e Ponta Grossa, no complexo Macaxeira, que reúne 13 fazendas em Curionópolis (630 km ao sul de Belém), e da fazenda Três Voltas, em Parauapebas (630 km ao sul de Belém). Não houve confrontos.
As fazendas Mucuripe e Ponta Grossa foram ocupadas por sem-terra que viviam na fazenda Macaxeira.
O coordenador estadual do MST Gilmar de Oliveira disse que cerca de 1.400 famílias devem ser divididas nas três áreas.
Bloqueio
Integrantes do MST que moram no assentamento Palmares, em Parauapebas (630 km ao sul de Belém), estão obstruindo estrada de acesso à área do projeto Serra Leste da Companhia Vale do Rio Doce. O MST quer que a Vale pague em benfeitorias a área ocupada dentro do Palmares.

Texto Anterior: Senado aprova proposta de ruralistas
Próximo Texto: Ianomâmis se armam e fazem guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.