São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alcides Saldanha assume ministério que era de Odacir Klein

Para evitar pressões, FHC nomeia 'ministro-tampão'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Decidido a esperar pelo resultado das eleições municipais de outubro para mexer na composição de seu ministério, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou ontem um "ministro-tampão"' para substituir Odacir Klein na pasta dos Transportes.
Secretário-executivo de Klein desde o início do governo FHC, Alcides Saldanha foi nomeado ontem para o cargo, mas a previsão é que fique só até o final do ano.
Ao mesmo tempo em que escolheu Saldanha, FHC nomeou um homem de sua confiança para ser secretário-executivo do ministério. Trata-se de José Luiz Portella, presidente da FAE (Fundação de Assistência ao Estudante).
Saldanha afirmou que o nome de Portella foi sugerido pelo presidente. "Ele apresentou uma lista de nomes, e eu escolhi o Portella."
FHC não definiu ainda o tamanho exato da reforma nem a data em que ela ocorrerá. A avaliação dos resultados das urnas e a arrumação de forças no governo poderá se estender até janeiro.
O presidente quis também conter a disputa pelos postos de ministro. A indicação de um "ministro-tampão" teve a intenção de congelar uma nova corrida por cargos. Para Saldanha, no entanto, sua permanência poderá ser estendida.
"Tudo vai depender do trabalho que eu fizer até dezembro e da avaliação do PMDB", afirmou.
Saldanha disse que não se acha tampão porque não há ministros "imexíveis". "No Brasil, o único lugar onde todas as coisas estão absolutamente certas, que ninguém sai do lugar, é no cemitério."
Perfil
O gaúcho Alcides Saldanha, 59, chegou aos dois cargos mais importantes de sua vida da mesma forma que chegou ao ministério -pela desistência ou afastamento de colegas de partido (PMDB).
Em 1982, foi eleito suplente de senador. Quando Pedro Simon (PMDB-RS), que era o titular, desligou-se do Senado em 1985 para ocupar o cargo de ministro da Agricultura de José Sarney (85-90), Saldanha assumiu a vaga.
Nas eleições seguintes, o atual ministro interino se candidatou à Câmara dos Deputados e conseguiu ser eleito primeiro suplente. Em agosto de 1988, terminou assumindo a vaga de deputado.
Saldanha nasceu em Cachoeira do Sul (RS). Foi vereador de Caçapava do Sul (RS) e, em 1972, assumiu a prefeitura do município.

Texto Anterior: Polícia ouvirá convidados
Próximo Texto: Estados suspendem pagamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.