São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como foi feita a pesquisa

DA REDAÇÃO

A pesquisa realizada pelo Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados.
O conjunto do eleitorado da cidade de São Paulo foi tomado como universo da pesquisa.
Neste levantamento, realizado no último dia 14 de agosto, foram entrevistadas 1.598 pessoas.
A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de três pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Isto significa que se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
A margem de erro estabelece os limites possíveis de variação de cada resultado dentro da amostra estabelecida pelo Datafolha.
Em razão desse conceito, pode-se dizer que a petista Luiza Erundina teve estancada sua queda na intenção de voto, mesmo perdendo um ponto percentual em relação à pesquisa anterior.
A variação observada está dentro dos limites de precisão estabelecidos para o levantamento.
A mesma leitura poderia ser feita também para o caso do tucano José Serra. Em relação à medição feita na semana passada, ele obteve três pontos percentuais a menos em sua taxa de adesão.
No entanto, como desde 9 de julho Serra vem perdendo votos, pode-se afirmar que o último levantamento registra sua queda.

Texto Anterior: Adeptos do PSDB deixam Serra
Próximo Texto: A força dos anúncios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.