São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só minoria dispensa o carro no dia do descanso

MAURO TEIXEIRA
DA REDAÇÃO

Os judeus comemoram o "Shabat" toda semana entre o aparecimento da primeira estrela de sexta-feira até o surgimento da primeira estrela do sábado.
O "Shabat" corresponde ao que seria o domingo dos católicos e a sexta-feira dos muçulmanos. O respeito ao descanso semanal é o 4º dos Dez Mandamentos.
Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica.
É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.
Em alguns apartamentos, os ortodoxos instalaram "timers" para que a luz e a TV acendam automaticamente.
"Nesse dia, a lei judaica proíbe o trabalho, no sentido de mudar o status, transformar a natureza", explica Henry Sobel, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista.
Mas os ortodoxos são minoria na comunidade judaica. Os mais liberais, como o próprio Sobel, respeitam o descanso do "Shabat", rezam, mas não abrem mão de sair de carro, andar de elevador ou usar outros equipamentos.
Um pouco antes do aparecimento da primeira estrela na sexta-feira, as mulheres acendem as velas para marcar o início do "Shabat" dizendo uma oração especial.
As velas são acesas antes do descanso semanal por causa da proibição de fazer fogo no "Shabat".

Texto Anterior: Prédio em SP terá elevador para judeus
Próximo Texto: Citi lança serviço que permite obter informação globalizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.