São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No interior, 'máquina' não garante voto

ANA LUCIA BUSCH
EDITORA DE REGIONAIS

Os prefeitos de seis das principais cidades do interior de São Paulo têm dificuldade em transferir votos para os candidatos de seus partidos na tentativa de garantir a sucessão.
Entre nove cidades pesquisadas pelo Datafolha, em apenas três -Jundiaí, Campinas e Santos- os prefeitos fariam o sucessor se as eleições fossem hoje.
Em Santos, apesar de a candidata Telma de Souza e o prefeito David Capistrano serem do PT, os dois pertencem a tendências diferentes dentro do partido.
Capistrano tem evitado aparecer ao lado de Telma na campanha. A candidata lidera a pesquisa de intenção de voto com 48%, quatro pontos percentuais a menos que em pesquisa realizada em julho.
A eleição em Santos é disputada em dois turnos. O segundo colocado é Beto Mansur (PPB), que tem o apoio de 20% dos santistas.
Avaliação
Mesmo os prefeitos que têm boa avaliação entre os eleitores -como o de Ribeirão Preto, Antonio Palocci Filho (PT), e o de Piracicaba, Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB)- não viram seus candidatos decolar na disputa.
O candidato do PT em Ribeirão, Sérgio Roxo da Fonseca, aparece em quarto lugar, com 9% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior.
Se as eleições fossem hoje, iriam para segundo turno Luiz Roberto Jábali (PSDB) e Valdemar Corauci Sobrinho (PFL), ambos com 28%.
Em Piracicaba, o candidato João Herrmann Neto (PPS) lidera com 53%. O candidato do PSDB, Humberto de Campos, vem em segundo com 17%. Não há segundo turno na cidade.
Sem apoio
Também em Franca, São José do Rio Preto e São José dos Campos os líderes das disputas não contam com o apoio dos respectivos prefeitos. Apenas no último município citado há segundo turno.
Em Franca, governada pelo PTB de Ary Balieiro, a eleição está polarizada entre Joaquim Pereira Ribeiro (PSDB), com 35%, e Gilson de Souza (PFL), com 25%.
O candidato do PTB, Marcelo Gonçalves, lidera em Rio Preto, com 38%, seguido por Liberato Caboclo (PDT), com 27%. O prefeito Manoel Antunes (PMDB) não manifestou sua preferência. Gonçalves é apoiado pelo governador Mário Covas (PSDB).
Em São José dos Campos, Pedro Yves Simão (PMDB) está na frente com 37%, contra 22% do segundo colocado, Emanuel Fernandes (PSDB). O candidato da prefeita Angela Guadagnin (PT), Edmílson Toquinho de Oliveira (PT) cresceu cinco pontos em relação a julho, ocupando o terceiro lugar.

Texto Anterior: Líder recua em Florianópolis
Próximo Texto: Influência do PT e do PMDB deve ser reduzida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.