São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa tem 'overbanking'

DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O termo "overbanking" (excesso de bancos) foi usado há alguns meses pelo ministro Pedro Malan para falar do ajuste que seria necessário fazer no sistema. Mas o mesmo problema existe no Velho Continente, onde há mais de cinco séculos surgiram os primeiros bancos modernos.
No caso, velhice não é sinônimo de estabilidade ou segurança. O sistema financeiro europeu, além de enfrentar os desafios internos à União Européia, é vizinho de um sistema no Leste que, mal começou a transição para o capitalismo, já apresenta graves problemas.
O continente deve repetir a experiência norte-americana, onde nos últimos dez anos houve uma significativa mortandade bancária, com fusões e aquisições. Na UE, a consolidação é ainda mais complicada, pois envolve não apenas a integração de bancos em cada mercado, mas também negócios que atravessam as diferentes fronteiras nacionais. Mas o maior desafio europeu ainda é a grande quantidade de instituições ligadas ao Estado.

Texto Anterior: No Japão, a crise bancária traz ruptura do modelo econômico
Próximo Texto: GLOSSÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.