São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coroa salvou BB em 1821

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A primeira crise de um banco no Brasil data de 1821, quando a Coroa portuguesa, temporariamente instalada na colônia do Brasil, saiu em socorro da primeira versão do Banco do Brasil, fundado em 1808 e fechado em 1829.
Carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan contam, em "História Monetária do Brasil", que o BB ameaçava naufragar naquele ano em um passivo a descoberto de 6.000 contos de réis.
O rei d. João 6º, que vivia na Colônia desde 1808, decretou o socorro, empenhando as jóias da Coroa, a receita tributária e o monopólio dos metais preciosos.
O único problema foi que d. João retornou a Portugal um mês depois, levando as jóias e deixando o problema nas mãos do seu filho, o regente d. Pedro, que lideraria no ano seguinte a independência do Brasil.
O BB sobreviveu por oito anos e ressurgiu em 1851, privado, pelas mãos do barão de Mauá. Em 1853, sob protesto de Mauá, o banco voltou às mãos do Estado.
Até 1964, os bancos brasileiros, exceto o BB, tinham caráter regional. Em 1964 o Sistema Financeiro Nacional foi reorganizado pela lei 4.595, surgindo as bases para a formação dos grandes bancos atuais.
(FS)

Texto Anterior: Uso de recursos públicos vem desde a década de 70
Próximo Texto: Ex-presidente do BC diz que Proer evita quebradeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.