São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinais são alerta de problemas

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sinais físicos que aparecem de uma hora para a outra devem servir de alerta para que uma pessoa procure seu médico.
A pele que começa escurecer muito pode ser o "alarme" para um problema nas supra-renais, glândulas que estão acima do rim e produzem uma série de hormônios fundamentais para a vida, como a adrenalina.
Olhos saltados, aumento na região do pescoço e tremores podem revelar uma alteração em outra glândula, a tireóide.
Uma coloração amarelada na conjuntiva (parte branca do olho) pode ser a primeira informação sugestiva de um problema no fígado, como uma hepatite.
Uma palidez nas mucosas (tecido que reveste internamente o organismo) pode ser o indício de uma anemia. Essa alteração pode ser checada na parte inferior dos olhos ou na mucosa da boca.

Cuidados especiais
Algumas características físicas também demonstram um maior risco para o aparecimento de problemas de saúde.
A dermatologista Lilian Ota diz que pessoas com pele muito clara, que se expõem muito ao sol, têm maior risco de desenvolver doenças como o câncer de pele.
Também podem ter problemas estéticos como manchas, rugas e envelhecimento precoce da pele com maior facilidade. Pintas em regiões expostas ao sol também trazem maior risco de câncer de pele.
(JB)

Texto Anterior: Faça um check-up olhando no espelho
Próximo Texto: 'Barrigudos' podem ter infarto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.