São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Barrigudos' podem ter infarto

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A característica física que talvez tenha maior correlação com o aparecimento de uma série de problemas de saúde é a obesidade do tipo andróide (a famosa "barriga").
Marcelo Bertolami explica que pessoas com esse tipo de obesidade têm maior predisposição a apresentar níveis elevados de colesterol, diabetes do adulto, e hipertensão arterial.
A combinação entre esses fatores pode ser "explosiva" e expõe a pessoa a um risco aumentado de doenças como a aterosclerose, derrame, angina e infarto.
A gordura concentrada na barriga oferece mais riscos do que a gordura distribuída uniformemente por todo o corpo.
Alfredo Halpern explica que a obesidade andróide dificulta a ação da insulina -hormônio que "abre a porta" da célula para a entrada do açúcar que está no sangue.
Com isso, os "barrigudos" têm uma maior tendência a ficar com os níveis de açúcar elevados no sangue -problema conhecido como diabetes do adulto.
A obesidade também aumenta a chance de problemas como a apnéia do sono -parada súbita da respiração durante a noite, que leva a uma piora do padrão do sono.
Problemas psiquiátricos
Taki Cordás, psiquiatra e coordenador da enfermaria feminina do Instituto de Psiquiatria da USP, diz que não existe relação entre biótipos e maior propensão a algumas doenças psiquiátricas.
(JB)

Texto Anterior: Sinais são alerta de problemas
Próximo Texto: Anatomista defende a prática da biotipologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.