São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A poesia reabilitada

DA REDAÇÃO

Com a publicação de um volume dedicado a Paulo Leminski (leia crítica abaixo), chega ao número 30 a coleção "Os Melhores Poemas", da Editora Global, uma das mais bem-sucedidas coleções brasileiras de poesia, com mais de 300 mil exemplares publicados.
A coleção, dirigida pela escritora Edla Van Steen, reúne autores clássicos e modernos. Entre os 30 títulos já publicados desde 1982, quando foi criada, constam poetas importantes e quase esquecidos, como Mário Faustino, Luís Delfino e Guilherme de Almeida.
O maior sucesso da coleção é a antologia de Cecília Meirelles, que já vendeu 30 mil exemplares. Mesmo acumulando êxitos, a responsável pela coleção lamenta o fracasso de um de seus eleitos. "Não consegui ainda tirar o Faustino do limbo", afirma Edla.
Junto com "Os Melhores Poemas", Edla dirige a coleção "Os Melhores Contos", que chega ao 20º título, dedicado a Clarice Lispector com seleção da professora Walnice Nogueira Galvão.
Nas duas coleções, um critério permitiu a publicação de antologias assinadas por nomes de prestígio. Cada volume é entregue à responsabilidade de um especialista, que faz a seleção e uma apresentação.
"Esta escolha permite fazer da seleção um campo de interpretação, sempre a cargo de alguém que conhece a fundo uma obra. Isto faz dos títulos mais que simples coletâneas", diz Edla.
Importantes críticos e escritores já participaram com seu aval. A antologia de Álvares de Azevedo, por exemplo, foi feita por Antonio Candido. Alfredo Bosi organizou a de Ferreira Gullar. Alexandre Eulálio fez a seleção da obra de Tomás Antônio Gonzaga. A antologia de Augusto dos Anjos esteve a cargo de José Paulo Paes.
Para os próximos meses, a Global prepara a publicação do último trabalho do professor de teoria literária da USP João Luiz Lafetá, morto em janeiro deste ano, que fez a seleção dos contos de Autran Dourado. Outros destaques, ainda no prelo, são as poesias de José Paulo Paes selecionadas por Davi Arrigucci Jr. e as de Machado de Assis, organizadas por Jean-Michel Massa, especialista francês em literatura brasileira.

Texto Anterior: Os pinotes de Oiticica
Próximo Texto: O retorno de Leminski
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.