São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crime comum 'esconde' grupos

DA "SEMANA"

Apesar do fato de que desde 1980 a guerrilha seja formalmente responsável por 43% dos sequestros, enquanto criminosos comuns e o narcotráfico respondam por 57%, a participação da guerrilha é na verdade maior.
Os guerrilheiros frequentemente pagam quadrilhas de criminosos comuns para que executem o sequestro e mantenham o sequestrado no cativeiro, enquanto eles negociam e recebem o resgate.
Assim eles não aparecem como responsáveis, evitando problemas com a Justiça e preservando sua imagem supostamente revolucionária.
Também acontecem casos de sequestros feitos por criminosos comuns que são "comprados" pela guerrilha, para negociá-los.
Além do sequestro, a extorsão faz parte da mesma cadeia de produção criminosa. A extorsão é um passo anterior ao sequestro.
Mantém-se preso alguém que não paga "proteção". Frequentemente, também, é o passo posterior à libertação de um sequestrado, que termina com o acordo de um pagamento mensal durante determinado período.

Texto Anterior: Ações surgiram como propaganda política
Próximo Texto: Resgate de estrangeiros é mais valioso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.