São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitores receberão verba

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Crub (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras) vai ser o caixa do programa de alfabetização. Essa entidade receberá o dinheiro das empresas e vai pagar os salários de monitores e professores na forma de bolsas de estudo.
O pagamento dessa forma isentará o programa de empregar formalmente os professores e monitores. Ou seja, o governo e as empresas estarão dispensados de encargos sociais que se pagam para um trabalhador comum.
As empresas não terão nenhum incentivo para participar. "Os empresários poderão usar os resultados do programa em publicidade. Será um ganho de imagem", diz José Luiz Portella Pereira, coordenador do programa.
Portella é o novo secretário-executivo do Ministério dos Transportes. Até a semana passada, ele ocupava a presidência da FAE (Fundação de Assistência ao Estudante).
Foi autorizado diretamente pelo presidente da República a continuar na coordenação do Alfabetização Solidária.
As universidades federais vão se encarregar de treinar os monitores e certificar o conhecimento dos jovens alfabetizados depois de seis meses. Também haverá avaliações mensais dos estudantes.
Se alguma empresa quiser, poderá incluir uma cidade fora do programa.

Texto Anterior: MEC e empresas se unem para alfabetizar
Próximo Texto: Tecnologia 'ameaça' revista científica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.