São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996 |
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Publicidade utiliza kitsch para atrair adolescentes
CÉLIA GOUVEIA FRANCO
Esta é a principal conclusão de um levantamento de tendências na moda, publicidade, artes feita em cinco países (Itália, Espanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Japão) por um instituto de pesquisa, CRA/Nielsen, baseado em Milão, na Itália. Há dois anos e meio, o instituto começou a acompanhar essas tendências através da imprensa dos cinco países e os resultados do levantamento são divulgados duas vezes ao ano, segundo Giulia Ceriani, 37, diretora de pesquisa do CRA/Nielsen, que está no Brasil para participar de um seminário sobre marcas organizado pela Faculdade Anhembi Morumbi. Contradições A pesquisa dos últimos meses mostrou que quatro grandes tendências predominam na moda e na publicidade voltada para os adolescentes na faixa dos 14 aos 18 anos. Como essas tendências são, à primeira vista, opostas e contraditórias entre si, o instituto passou a usar a expressão "mutazione" (mutação, transformação em italiano) para definir esse movimento capaz de conciliar conceitos muito diferentes, explica Giulia. Essas quatro tendências são naturalidade, artificialidade, espiritualidade e contaminação. Um exemplo da tendência "espiritual" seria o uso na publicidade de imagens psicodélicas, de anjos, de valorização de tons pastéis. Como contraponto, a chamada tendência de contaminação, seria de dar ênfase para o kitsch, cores fortes, dissonâncias, referências a outras culturas, valores urbanos. A tendência de uso da artificialidade como recurso na publicidade é, lembra Giulia, a mais antiga desses quatro movimentos. Uso geral Guilia disse que essas quatro tendências puderam ser observadas em todos os países analisados e na publicidade de praticamente todos os produtos dirigidos ao público teen, como roupas, bebidas, motos, cosméticos. Um fabricante de roupas esportivas, da marca Diesel, chamou a atenção dos pesquisadores porque, conforme o produto, usou uma das quatro tendências nas suas campanhas publicitárias. Alguns dos seus anúncios usaram e abusaram, por exemplo, de tons pastéis enquanto outros apostavam em imagens kitsch. (CGF) Texto Anterior: Negócios com prazer Próximo Texto: Promovendo um hotel Índice |
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