São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
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Publicidade utiliza kitsch para atrair adolescentes

CÉLIA GOUVEIA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os anúncios dirigidos aos jovens tendem, nos próximos meses, a usar mais imagens kitsch do que recursos que lembrem a tendência "New Age", embora os dois movimentos devam continuar fortes na publicidade.
Esta é a principal conclusão de um levantamento de tendências na moda, publicidade, artes feita em cinco países (Itália, Espanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Japão) por um instituto de pesquisa, CRA/Nielsen, baseado em Milão, na Itália.
Há dois anos e meio, o instituto começou a acompanhar essas tendências através da imprensa dos cinco países e os resultados do levantamento são divulgados duas vezes ao ano, segundo Giulia Ceriani, 37, diretora de pesquisa do CRA/Nielsen, que está no Brasil para participar de um seminário sobre marcas organizado pela Faculdade Anhembi Morumbi.
Contradições
A pesquisa dos últimos meses mostrou que quatro grandes tendências predominam na moda e na publicidade voltada para os adolescentes na faixa dos 14 aos 18 anos. Como essas tendências são, à primeira vista, opostas e contraditórias entre si, o instituto passou a usar a expressão "mutazione" (mutação, transformação em italiano) para definir esse movimento capaz de conciliar conceitos muito diferentes, explica Giulia.
Essas quatro tendências são naturalidade, artificialidade, espiritualidade e contaminação. Um exemplo da tendência "espiritual" seria o uso na publicidade de imagens psicodélicas, de anjos, de valorização de tons pastéis. Como contraponto, a chamada tendência de contaminação, seria de dar ênfase para o kitsch, cores fortes, dissonâncias, referências a outras culturas, valores urbanos.
A tendência de uso da artificialidade como recurso na publicidade é, lembra Giulia, a mais antiga desses quatro movimentos.
Uso geral
Guilia disse que essas quatro tendências puderam ser observadas em todos os países analisados e na publicidade de praticamente todos os produtos dirigidos ao público teen, como roupas, bebidas, motos, cosméticos.
Um fabricante de roupas esportivas, da marca Diesel, chamou a atenção dos pesquisadores porque, conforme o produto, usou uma das quatro tendências nas suas campanhas publicitárias. Alguns dos seus anúncios usaram e abusaram, por exemplo, de tons pastéis enquanto outros apostavam em imagens kitsch.
(CGF)

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