São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rádio Uirapuru de Itapipoca

Rádio Uirapuru de Itapipoca
MARIA ERCILIA
em Fortaleza
A

MARIA ERCILIA
EM FORTALEZA

A Rádio Uirapuru de Itapipoca talvez não tenha sido a primeira rádio na Internet, mas com certeza foi a primeira rádio silenciosa da história.
"Eu queria muito ser DJ", diz Mauro Oliveira, professor de computação cearense. De brincadeira, Mauro mandou uma mensagem para a lista de discussão que frequentava, a BrasNET, com uma seleção musical.
O ano era 92, e a Internet ainda não tinha esse glamour todo -nada de Web, multimídia ou Iphone. Também não era assunto de conversa na fila do cinema nem tema de novela. Mas aliviava a solidão de brasileiros pelo mundo afora -como Mauro, que na época fazia mestrado em Paris.
Ele passou a fazer programas regularmente, todas as sextas-feiras. "O mais engraçado é que as pessoas entraram no clima e mandavam mensagens para mim, com pedidos musicais, para eu 'tocar no programa"', diz Mauro.
A RUI foi evoluindo. Mauro criou personagens, tentando reproduzir o clima de uma rádio antes de o programa entrar no ar. Os programas tinham ainda uma frase da semana, pingada das próprias mensagens da lista.
Depois de mais de 40 edições, a RUI virou RUT. "Passou a ser uma rede de TV", explica Mauro.
As transmissões passaram a incluir desenhos de uma televisão, feitos com caracteres, e ficaram elaboradas. Surgiram os Jogos Alcoolímpicos e uma quadrilha de festa junina.
"No dia da quadrilha ninguém mandou mensagens, para deixar a lista livre para a festa", conta ele. "Formamos pares, teve casamento... foi uma festa completa."
As estrepolias do DJ mudo não pararam por aí. Mauro apelidou a BrasNET de Barnet, e inventou o IRC sem IRC.
"A gente não tinha IRC (bate-papo) naquela época. Então marcávamos uma hora, eu ficava no computador da universidade. À medida que as pessoas iam chegando, mandava as mensagens anteriores para elas -era como um bar."
Para quem quiser conferir, muitos programas da rádio estão na Web. Foram arquivados nas páginas da universidade de Berkeley, por um brasileiro que Mauro nem conhece. O endereço é http://astro.berkeley.edu/zepka/BRAS/rui/rui.html.
Retiradas de seu contexto imediato, as trocas de mensagens perdem muito do sentido. Mas não deixam de ser um registro fascinante de uma experiência de criação coletiva espontânea.
Com o crescimento da Web, ficou um pouco obscurecido esse poder de falar a fantasia que a Internet tem. A Web se parece mais com uma coleção de documentos que a Internet das listas de discussão como a BrasNET, dos canais de chat onde a conversa silenciosa se espalha como um tapete confuso e ininterrupto pelo mundo afora.
Andou-se sugerindo que esta Internet de conversas à solta fosse apelidada de Darknet (rede obscura), em contraste com a Web. Apesar de melodramático, o apelido traduz bem esse espaço amorfo.

E-mail: netvox@uol.com.br

Texto Anterior: Ator trabalhou em mais de 80 filmes
Próximo Texto: Agrippino Grieco atacou burros e pavões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.