São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos pedem mais explicações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Representantes do PDT e do PT pediram ontem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) maior transparência no sistema informatizado de apuração dos votos nas eleições municipais de outubro.
O pedido foi feito depois que o presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, apresentou aos representantes dos partidos políticos o sistema de totalização dos votos.
Eles afirmaram que há risco de contagem dupla de votos de uma única urna e criticaram o fato de não ser possível obter informações, por computador, de urnas rejeitadas pela Justiça Eleitoral.
Os partidos políticos terão acesso ao sistema oficial de totalização dos votos por meio de programa em disquete que será fornecido pelos tribunais regionais eleitorais.
"O mecanismo é perfeito. O que queremos é maior transparência. O risco é de natureza humana. Queremos ter acesso ao gerenciamento", disse o representante do PDT, Luiz Roberto da Fonseca.
O presidente do TSE disse que o sistema poderá ser aperfeiçoado. Os partidos têm três dias para formalizar sugestões de alterações.
Ele disse que a apuração na cidade de São Paulo poderá demorar cerca de cinco horas, se ocorrer sem muitos problemas.
Os usuários da Internet vão ter acesso ao resultado final das eleições municipais. O TSE estuda uma forma de também divulgar por esse meio dados parciais.
"Estamos trabalhando para que saia passo a passo. O ideal será que o usuário acompanhe todas as etapas, senão vai ficar muito esvaziado", disse Marco Aurélio. O acesso será por endereço eletrônico que o TSE vai divulgar em breve.

Texto Anterior: Eleitor não sabe votar a 42 dias do pleito
Próximo Texto: Votação eletrônica ocorre em 57 cidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.