São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa faz poesia em vídeo

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Coisa rara entre trabalhos para obtenção de título de doutor, principalmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo), a pesquisa "Vídeo Poesia-Poesia Visual", de Ricardo Araújo, além de envolver profissionais de várias áreas, teve como produto final uma obra artística.
O vídeo citado no título é um conjunto de seis poemas concretos que adquiriram cor e movimento no Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).
O texto da dissertação é uma espécie de "making of" (como foi feito) desse vídeo, que traz os poemas "Bomba" e "SOS", de Augusto de Campos, "Parafísica", uma homenagem de Haroldo de Campos ao físico Mario Schenberg, "Femme", de Décio Pignatari, "Dentro", de Arnaldo Antunes" e "O Arco Íris no Ar Curvo", de Julio Plaza.
Araújo conseguiu envolver todos os "concretistas" na pesquisa. A tese é rica em depoimentos dos autores fazem sobre o confronto entre a idéia inicial do poema móvel e as limitações impostas pela tecnologia -e também sobre o encontro de poetas com técnicos em computação.
Arnaldo Antunes, por exemplo: "Meu roteiro inicial incluía uma distorção em que a palavra 'dentro' pudesse ficar (...) côncava e convexa, como uma borracha que você pode dilatar e condensar. Isso acabou sendo impossível."
Também surgiram diferentes concepções entre técnicos e poetas na hora de colorizar os poemas. Os poetas preferiam cores puras, como o magenta (vermelho); os técnicos afirmavam que isso provocaria distorções na imagem.
A tese não aprofunda muito a análise conceitual da poesia concreta e isso, somado à abordagem inusitada de um tema, pode explicar a nota da banca: 9,7.
(FR)

Texto Anterior: Universidade Solidária
Próximo Texto: Bala perdida mata economista em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.