São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa enfrenta resistência

DA REPORTAGEM LOCAL

Técnicas de gestão empresarial, como reengenharia e "downsizing", acabam, com alguma frequência, prejudicando o desempenho de uma companhia em setores vitais, como o atendimento aos clientes.
Além disso, programas como esses provocam, de forma geral, cortes no número de funcionários, tornando os funcionários que continuaram na empresa muito mais resistentes a qualquer novo programa, como por exemplo os de qualidade total.
Para as empresas que enfrentam essa situação, não há alternativas fáceis de solução.
A direção da companhia tem que investir para "reconstruir a lealdade dos seus funcionários", começando por fornecer a eles explicações detalhadas sobre as razões das demissões, afirma Gary Hemel.
Futuro no Brasil
A preocupação com o efeito de programas como o de reengenharia tem sido mais frequente entre os homens de negócios brasileiros que participam das conferências feitas por Hemel no país.
Desde 1992, ele já esteve no país cinco vezes e diz ter encontrado exemplos de grupos brasileiros preocupados não apenas com o curto prazo, mas também em planejar o futuro.

Texto Anterior: Reinvenção da empresa é aconselhada
Próximo Texto: Fischer defende a comunicação total
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.