São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deve surgir banco do Oriente Médio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Representantes dos Estados Unidos e da Rússia firmaram ontem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o acordo para o estabelecimento do Banco Regional para o Desenvolvimento do Oriente Médio, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores de Israel. O banco é uma das três instituições regionais cuja fundação foi acertada nas Conferências Econômicas de Casablanca, em 1994, e em Amã, no ano passado.
Israel, Egito, Jordânia e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) na Cisjordânia e em Gaza respaldarão a criação da nova instituição bancária, que é vista com reservas pelos governos da União Européia. A terceira Conferência Econômica para o Desenvolvimento do Oriente Médio está prevista para daqui a três semanas no Cairo, mas o presidente do Egito, Hosni Mubarak, pode ainda cancelar o encontro se o governo israelense não iniciar a última etapa de negociações de paz com a ANP. Nessas negociações as partes devem conseguir "solução permanente" para Cisjordânia e Gaza e determinar as futuras fronteiras do Estado palestino que o presidente da ANP, Yasser Arafat, pretende estabelecer nas zonas autônomas. Os países-membros da região terão 4% do capital inicial do banco regional, que será de US$ 5,5 bilhões. Os EUA terão a maior participação, com 21%, o Japão terá 9% e a Federação Russa ficará com 6%.

Texto Anterior: Bancos, agricultura e newcucarachos
Próximo Texto: Covas joga a toalha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.