São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Karpov contra o Mundo

MARIA ERCILIA
DO UNIVERSO ONLINE

A remota Telecom Finland organizou ontem um desafio fascinante: o jogador de xadrez Anatoli Karpov contra o mundo.
O jogo aconteceu -adivinhe- por meio da Internet. A cada movimento de Karpov, qualquer um podia votar uma sugestão da próxima jogada. Um computador selecionava a jogada mais votada.
Infelizmente, o jogo não havia acabado até o fechamento desta edição -segundo os comentadores, estava equilibrado. Para conferir quem ganhou, o endereço é www.tele.fi/karpov/homepage.htm.
Karpov jogou contra uma massa de pessoas tomada ao acaso, de qualquer lugar e qualquer língua, já que as posições do xadrez são um alfabeto internacional. É um homem, com uma história e um estilo definidos, jogando contra a indefinição total. O adversário de Karpov não é uma máquina, nem um ser humano, mas uma multidão de homens com suas identidades filtradas por uma máquina.
Bem mais fascinante que o desafio enfrentado por Garry Kasparov, que vai ter mais um capítulo em maio do ano que vem.
Kasparov até agora é o vencedor de uma série de partidas contra o computador Deep Blue, desenvolvido pela IBM. É a história clássica do homem contra a máquina, com ecos de "2001" e o computador Hal.
Aqui não há grandes nuances: trata-se de ver se a delicada estrutura de nervos, músculos, vontade de vencer e essa coisa elusiva a que damos o nome de talento pode bater a força bruta da máquina, que não se cansa, não se enerva e não se altera, mas também não disputa nem busca gratificação.
É também a história clássica, de filme, dos russos contra os americanos, da tradição contra a inovação, do talento individual contra a fé na tecnologia.
Quem quer que Deep Blue vença? Só a IBM, que gastou milhões. Não tem nada melhor que ver um corredor quebrar um recorde com seu último fôlego ou um jogador dar o lance de gênio que faltava para o xeque-mate.
Um dos pesquisadores que programaram Deep Blue afirmou que não era uma história de homem contra a máquina, mas de homem contra a natureza: os homens que fizeram o computador contra a natureza que fez Kasparov...
Detalhes sobre o desafio Kasparov/Deep Blue no http://www.chess.ibm.park.org/

E-mail: netvox@uol.com.br

Texto Anterior: 'Baal' foi amostra de teatrão
Próximo Texto: Americanos invadem Terra em 'Independence Day'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.