São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Classe média preocupa PSDB

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, acha que as pesquisas eleitorais estão atrapalhando seu desempenho na classe média.
Em discurso a um grupo de economistas, na noite de anteontem, ele argumentou que a classe média está se deixando influenciar pelas pesquisas e, também, pelo antipetismo.
"Muitas vezes, a rejeição ao PT leva o eleitor a dizer que 'vou terminar no primeiro turno com esse aqui' para não dar chance a Erundina", afirmou, ao se referir a uma suposta preferência da classe média pelo candidato do malufismo para, principalmente, derrotar o PT.
Depois de afirmar que as pesquisas "atrapalham" seu trabalho junto aos setores de renda média, Serra estendeu o raciocínio. Para ele, o voto aí está sendo orientado basicamente pelo trabalho dos institutos e pela rejeição.
O tucano acredita que a dificuldade encontrada até agora -ele está em quarto lugar na pesquisa do Datafolha, com 9% das preferências- não está na proposta e nem na capacidade de mobilização do PSDB paulistano, mas sim no peso que as pesquisas demonstraram até agora.
O comando da campanha de Serra foi surpreendido pelo avanço do malufismo na classe média, tradicionalmente uma área simpática à pregação tucana e ao discurso de Serra.
Algumas providências já foram tomadas. Anteontem e ontem, o candidato agendou visitas a universidades e reforçou o trabalho de rua em áreas de circulação da classe média.
"Bandeiraços" foram promovidos em vias como Rebouças, Paulista, Sumaré, Consolação, Pacaembu e Faria Lima. Locais de grande afluência de pessoas, como as praças da Sé e da República, também foram alvo das bandeiras tucanas.
Aos economistas, Serra fez um discreto apelo ao voto útil antimalufista. Receitou uma maneira de abordar a classe média. "Se for a Erundina para o segundo turno, o Pitta ganha. Se for eu, nós ganhamos", disse. Até agora, as simulações apontam para uma vitória de Pitta contra qualquer adversário eventuais segundos turnos.

Texto Anterior: Serra diz ser um dos autores do Real
Próximo Texto: Os candidatos no rádio e na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.