São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo combate 'lei de Gérson'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A popular "lei de Gérson" -de levar vantagem em tudo- é alvo do MEC. A expressão, segundo o documento, traduz um individualismo exagerado, capaz de sacrificar regras do convívio social.
O MEC observa que o Brasil passa por um "mal-estar ético". O remédio, prega o novo currículo, não é impor valores aos alunos como faziam as aulas de moral e cívica. As regras devem ser objeto de diálogo e reflexão: "O aluno deve se sentir respeitado e também sentir que dele exigem respeito."
O "consumismo" é outro alvo. O currículo na área de meio ambiente diz que não basta o aluno compreender a importância da preservação da natureza. Ele deve saber como evitar desperdícios.
O novo currículo também atribui às escolas o papel de desenvolver nos alunos cuidados com a saúde.
Nessa área, o dado mais grave citado no documento é que 90% dos fumantes começam o hábito na adolescência. Além do fumo -considerada a principal causa isolada de mortes evitáveis pela Organização Panamericana de Saúde-, o currículo condena o consumo excessivo de açúcar.

Texto Anterior: Estudo prevê calculadora
Próximo Texto: Chega de dar moleza para a escória do mundo!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.