São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consórcio pode ter seguro

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central estuda uma proposta para a criação de um seguro em benefício dos participantes de consórcios, nos moldes do criado para os clientes de bancos.
Desde o lançamento do Plano Real, 32 administradoras de consórcios foram liquidadas pelo BC -uma média superior a uma por mês.
Quando isso acontece, os consorciados têm de entrar na fila para recuperar parte do dinheiro investido.
O BC vende todo o patrimônio da empresa para o pagamento de dívidas. Em geral, os recursos obtidos não são suficientes. No final, o consorciado acaba saindo no prejuízo.
Para as administradoras, que entregaram ao BC a proposta do seguro, a desconfiança do público é um dos motivos principais para a crise do setor.
Os recursos para cobrir perdas dos consorciados viriam das próprias administradores, em contribuições mensais.
O papel do BC não seria o de entrar com dinheiro, mas autorizar a criação da seguradora e fixar regras gerais -como os limites para cobertura.
A redução do prazo mínimo dos consórcios de carros de 50 para 24 meses está em estudo, mas não deve ser aprovada hoje. É mais provável que a decisão fique para o próximo mês. O BC admite que 50 meses "espantam" os consumidores.

Texto Anterior: Leasing para pessoa física deve sair hoje
Próximo Texto: Ford pretende desativar fábrica de fundições no interior de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.