São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABRIR AS CONTAS

O candidato à Prefeitura de São Paulo Francisco Rossi abriu suas contas da campanha eleitoral. Foi o único dos candidatos a fazê-lo, a confiarem-se nos números divulgados. O eleitor tem o direito de saber quem financia quem para formar um juízo acerca de seu candidato.
Uma legislação antiquada e que favorece todo tipo de fraude dispensa os candidatos de prestar informações fundamentais ao público. Eles só estão obrigados a entregar as contas à Justiça depois do pleito.
É mais do que evidente que o eleitor tem o direito de saber quem paga quem. Não só para decidir em quem votar como também para acompanhar o comportamento do candidato eleito; saber se ele não está favorecendo seus financiadores.
É profundamente lamentável que os demais candidatos de relevo se tenham recusado a exibir suas contas. Pitta, que agora posa como o novo, o realizador, teria o dever de mostrar que não mantém nenhuma espécie de relação espúria com ninguém. Também o PSDB, que proclama a imagem de paladino da moralidade, teria o dever de tornar públicas as suas contas. Até porque as campanhas de Pitta e Serra são, ao que parece, as mais ricas dos prefeituráveis.
As negativas em abrir as contas apenas levam o eleitorado a desconfiar ainda mais dos candidatos, o que é péssimo para a democracia.

Texto Anterior: PAUSA NO DESEMPREGO
Próximo Texto: DE TIRAR O FÔLEGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.