São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder cai em Recife e PFL se mantém em Salvador

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Recife é, entre as quatro capitais nordestinas pesquisadas pelo Datafolha nesta semana, a que apresenta mudança maior no quadro eleitoral. O líder Roberto Magalhães (PFL) caiu e João Braga (PSDB) subiu.
Magalhães, apoiado pelo prefeito Jarbas Vasconcelos (PMDB), desceu de 49% na pesquisa de 13 de agosto para 42% no levantamento feito na última segunda-feira. Braga cresceu de 12% para 20% no mesmo período.
Ex-secretário de Infra-Estrutura da gestão de Vasconcelos, Braga apresenta-se na TV como o "tocador" das obras do atual prefeito.
A grande decepção até agora na corrida recifense é o senador Roberto Freire (PPS), apoiado pelo governador Miguel Arraes (PSB). Freire começou a campanha com 17%, foi a 8% e agora está com 4%.
João Paulo (PT) está com 10%, contra 8% na pesquisa anterior. A margem de erro do estudo é de quatro pontos percentuais para mais ou menos. O Datafolha entrevistou 520 eleitores em Recife.
A novidade da pesquisa na capital pernambucana é a possibilidade de a eleição local exigir um segundo turno. A soma de todos os concorrentes de Magalhães atinge 38%, taxa, portanto, próxima dos 42% do pefelista.
Salvador
Antonio Imbassahy (PFL), candidato patrocinado pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), mantém sólida dianteira em Salvador. Imbassahy tem 49%, contra 47% em 13 de agosto. O levantamento na capital baiana foi realizado na última quarta e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos.
Somados, os adversários do pefelista têm 33%, o que sugere a chance de a disputa ser liquidada no primeiro turno.
Pedro Irujo (PMDB) caiu de 20% para 13% e está em situação de empate técnico com Nelson Pelegrino (PT), que oscilou de 8% para 11%. Domingos Leonelli (PSDB) variou de 4% para os 6% atuais. Os tucanos governam Salvador hoje.
O Datafolha consultou 640 eleitores na capital baiana.
Fortaleza
A disputa em Fortaleza não apresenta modificação relevante. O ex-prefeito Juraci Magalhães (PMDB) oscilou de 66%, em 13 de agosto, para 67% na pesquisa de segunda-feira passada.
Dois outros candidatos, Edson Queiroz (PPB) e Socorro França (PSDB), oscilaram de 10% para 11%. Socorro é cacifada pelo governador tucano Tasso Jereissati.
A situação tranquila do peemedebista é confirmada na pesquisa espontânea, em que o entrevistado cita seu candidato sem a necessidade de apresentação de cartão com os nomes dos concorrentes.
Na espontânea, Magalhães mantém a maioria absoluta, com seus 53%. Além disso, o representante do PMDB tem a menor rejeição: 11%. A margem de erro é de quatro pontos e o Datafolha entrevistou 520 eleitores em Fortaleza.
São Luís
Jackson Lago (PDT) mantém a vantagem em São Luís, embora dentro do limite máximo da margem de erro de quatro pontos percentuais.
Na pesquisa de terça-feira última, o pedetista chegou a 42%. Seu adversário mais próximo, João Castelo (PPB) ficou com 34%. O Datafolha ouviu 639 pessoas na capital maranhense.

Texto Anterior: Macumba social-democrata
Próximo Texto: Pesquisa contra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.