São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa contra

JANIO DE FREITAS

A pressa com que a Presidência da República tratou de distribuir uma contrapesquisa, com supostos números contrários ao Datafolha sobre a repulsa paulistana à reeleição de Fernando Henrique, não obteve dos jornais o resultado pretendido pelos interessados. A manobra não colou -exceto, é claro, no noticiário que, não por acaso, antecede a novela, a ficção declarada.
Na chamada grande imprensa, "O Globo" e o "Estado de S.Paulo" não concederam à contrapesquisa mais do que uma coluna estreita em suas primeiras páginas; "Jornal do Brasil", "Correio Braziliense" e Folha de S.Paulo, nem aquele mínimo espaço.
Deste espaço aqui, porém, ninguém dirá que não colabora com a divulgação, de algum modo, das jogadas e farsas várias do "marketing" presidencial. Nesta linha, relembre-se que a contrapesquisa distribuída pelo Planalto diz que, se houvesse eleição agora, Fernando Henrique seria reeleito contra Luiz Inácio da Silva, o segundo colocado, por 41% a 18%. Já o Datafolha, no petardo involuntário que foi sua pesquisa em São Paulo, constatou a recusa da reeleição de Fernando Henrique por 61% dos eleitores.
Entre os números distribuídos, a Presidência da República não incluiu, certamente por lapso, o quanto pagou ao Ibope-MCI pela estatística, tão simpática.
Os números reais
Os R$ 3,6 bilhões que o governo federal perde só no próximo ano, com a alteração do ICMS que propôs ao Congresso, correspondem ao dobro do que o mesmo governo vai destinar a investimentos em 97, segundo o Orçamento da União que está mandando ao mesmo Congresso.
O total de investimentos, por sua vez, é quase 30 vezes menor do que o custo do pretenso plano de obras que Antonio Kandir arrumou e Fernando Henrique anunciou no mês passado.
Comparação melhor
Já que a tarifa telefônica, pela tese do presidente da Telebrás, Fernando Xavier Ferreira, deve "triplicar para alcançar os níveis internacionais", que tal comparar com os níveis internacionais também os serviços prestados pela Telebrás e suas subsidiárias?
Com a tarifa atual, as ações da Telebrás estão entre as mais procuradas nas Bolsas de Valores, pela rentabilidade certa e boa (só no primeiro semestre, R$ 1,6 bilhões de lucro líquido). Já os serviços que produzem este lucro estão entre os piores do mundo.

Texto Anterior: Líder cai em Recife e PFL se mantém em Salvador
Próximo Texto: Grupo de Erundina faz críticas à resistência de Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.